Skip to content

Vale a pena ter cartão de crédito de loja?

pagamentos digitais

Acredito que atualmente não tenha uma pessoa que nunca foi a uma loja e não tenha sido abordado para adquirir o cartão da loja, com muitos “benefícios” e “facilidades” para pagar e sem burocracia, Adivinhei? E para completar a adivinhação, para contratar, normalmente só precisa da identidade e CPF.

Mas toda essa facilidade é uma armadilha, quanto mais fácil o crédito oferecido, mais caro ele é, dessa forma o risco da operação é compensado. Fizemos um estudo com cartões das principais lojas de departamento, supermercados e combustível. Não só cartões de loja foram avaliados, mas também os híbridos e co-branded.

Antes de qualquer coisa, o que deve ser avaliado são os custos dos cartões. O ideal é que o cartão seja sem anuidade e o que deve pesar na conta é se, de fato,  você faz compras frequentes no estabelecimento e tem boas vantagens ao contratar o produto.

Uma das taxas de juros mais altas do mercado de crédito é a do crédito rotativo. Nos cartões de lojas essas taxas também seguem altíssimas. Encontramos taxas a partir de 8,9% a.m (CET de 178,19% a.a) a 20,90% a.m (875,25% a.a). Esse maior CET foi encontrado nos cartões das lojas de departamento Riachuelo e nos cartões do supermercado Sonda.

Em função dessas taxas elevadas, sempre que não conseguir pagar a dívida, afinal imprevistos acontecem, o melhor a fazer é fugir dessas taxas, a melhor saída seria você contratar um empréstimo pessoal que tem juros menores para quitar a dívida.

Vantagens e Benefícios

Há alguns atrativos das redes nesse sentido. A vantagem oferecida nesses cartões normalmente é de parcelar sem juros alguns produtos ou até mesmo toda a compra realizada na loja. Muitos deles oferecem descontos em alguns produtos do supermercado para clientes de cartão. Lembre-se que esses são os benefícios anunciados pelos lojistas, mas você deve avaliar se o cartão gera de fato algum beneficio para você, para isso compare a economia que ele lhe dá, veja se é superior ao custo que você tem com o cartão.

Cartões de lojas x Cartão de crédito

Em geral todos os estabelecimentos pesquisados aceitam cartões de crédito (Mastercard e Visa). Dessa maneira, se você já tem um cartão de crédito, você não precisa de um cartão da rede para adiar o pagamento das suas compras, o cartão de crédito já disponibiliza esta opção.

Vale a pena ?

Indo contra o objetivo das redes de lojas e supermercados, você não deve se fidelizar a nenhuma rede, afinal está mais do que comprovado que não é a maneira de economizar, muitas vezes os descontos colocados em alguns produtos – para clientes que paguem com cartão da rede – estão compensados em outros produtos mais caros, ou seja, no final das contas o desconto é apenas aparente. Além do mais você tem que avaliar se a compra (com desconto ou não) está mais em conta considerando também a anuidade a mais que você vai ter que pagar na hora do pagamento da fatura.

Dessa maneira, se você já tem um cartão de crédito convencional a sua necessidade por um cartão de loja é menor. No caso das lojas de departamento é um pouco diferente porque a maioria permite parcelar em sem juros, vantagem que nem sempre é oferecida com os cartões de crédito.

Mais uma vez ressaltamos que qualquer instrumento de crédito pode ser útil desde que seja bem utilizado. Com estes cartões funciona da mesma maneira, seja para a compra de um item alimentar ou de vestuário, pesquise e veja se vale a pena fazer uso do cartão.

Fonte: Proteste

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux