Skip to content

Cobrança indevida em fatura de cartão de crédito: saiba como resolver

A especialista em Defesa do Consumidor Nadia Sampaio orienta como negociar com as operadoras de cartão de crédito para resolver problemas de cobranças indevidas ou duplicadas.

por Plenario – A noticia da hora

Segundo Nadia Sampaio, jornalista e especialista em Defesa do Consumidor, as pessoas não têm o costume de conferir a fatura do cartão de crédito quando a recebem, e por isso quando elas se deparam com uma cobrança indevida querem conferir as faturas anteriores, e essas podem não ter solução. “A primeira coisa a fazer é conferir todas as contas. O que estiver em débito automático, conferir se entrou no debito, se não estiver, conferir a fatura, ver se o que foi cobrado foi o que foi contratado”, orienta Nadia.

No caso de o consumidor perceber que há uma cobrança indevida na fatura, como a descrição e o valor de um produto que ele não comprou, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com a central de atendimento da operadora de cartão de crédito. “A cobrança indevida hoje é um dos problemas mais reclamados nos Procons de todo o Brasil. Se chegou a fatura e ela não está correta, reclame no mesmo dia. Pegue o protocolo de reclamação e peça, a princípio, que seja enviada outra fatura com a cobrança correta”, diz.

O mesmo ocorre para as cobranças duplicadas: “Esse pode ser um erro da própria administradora de cartão de crédito, como pode ser um erro da empresa que mandou a fatura para a administradora do cartão de credito. De qualquer maneira, como você recebeu a fatura da empresa de cartão de credito, é com ela que você vai resolver isso”, diz Nadia.

Normalmente as empresas de cartão de crédito fazem a restituição dos valores cobrados indevidamente descontando do valor das próximas faturas. “O grande problema do cartão de crédito é que quando há um estorno, vai aparecendo aquelas prestações todo mês na sua fatura, e é realmente uma confusão. Agora, o Procon do Rio de Janeiro, por exemplo, conseguiu um acerto com o cartão de crédito de que essa informação vai vir mais clara na fatura. E isso colabora um pouco com o consumidor”.

Se o vencimento da fatura ainda estiver dentro do prazo, o ideal é pagar para depois continuar as negociações com a administradora do cartão. “Na verdade você não pode utilizar o argumento de que a fatura está errada para não pagar. Os Procons entendem que você deve pagar para depois discutir. Há uma questão de boa fé”, completa Nadia.

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux